0

A Prefeitura de Campina Verde através da Secretária de Agricultura informa que já está a disposição da população, um local para o descarte de lixo eletrônico, como computadores, notebook, acessórios de computador, monitores, impressoras, vídeo games, celulares, televisores e vários outros equipamentos eletrônicos.

Também podem ser descartados no mesmo local pilhas, baterias de telefones celulares e fixo e lâmpadas fluorescente tubulares e rosqueáveis. Para se ter uma idéia o lixo eletrônico libera algumas substâncias como o mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, que são prejudiciais para o meio ambiente, contaminando o lençol freático e a atmosfera, caso sejam queimados. Além do meio ambiente, esses minerais também podem causar danos para a saúde humana.

O tempo de decomposição do plástico no meio ambiente é de até 450 anos, sem contar que as substâncias químicas que compõem os circuitos eletrônicos precisam de tratamento especializado para evitar a contaminação nos ecossistemas, já o vidro da lâmpada fluorescente leva até 10 mil anos para se decompor, após ser depositado na natureza.

O local de descarte fica na sede da Secretaria de Agricultura na Rua 28, nº 221 no Bairro Medalha Milagrosa, o horário de atendimento é  das 08h as 11h e das 13h as 17h de segunda a sexta-feira. Se todos colaborarem e descartar o lixo eletrônico em um local adequado, contribuiremos para um meio ambiente cada vez melhor.

Por William Batista.

Fotos William Batista.