Alunos da APAE de Campina Verde Conquistam Ouro e Prata na Etapa Estadual do JEMG 2019 em Uberlândia

0
0

Foi disputado entre o dia 29 de julho e 03 de agosto em Uberlândia, a etapa estadual dos  Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019). A maior competição escolar do país, bateu recorde de inscritos este ano, com mais de 6500 atletas de escolas públicas e particulares de 839 municípios mineiros.

A cidade de Campina Verde foi representada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), os atletas disputaram a modalidade atletismo paralímpico. Leandro de Jesus conquistou medalha de ouro nos 400 e 1500 metros rasos, já Kayke Augusto não conseguiu índices para a conquistar uma medalha. Tainara Sousa participou pela primeira vez da prova de arremesso de peso, e foi medalha de prata. Nós conversamos com os atletas, que ficaram muito felizes em participarem da competição estadual “foi meio tenso, passamos por dificuldades, mais ganhamos medalha e espero representar o Brasil em outros jogos” destacou Leandro de Jesus.

Tainara Souza medalhista de prata no arremesso de peso, disse que foi até fácil participar das provas e está muito feliz com a medalha conquistada. O trabalho realizado pelos professores da APAE, em parceria com o projeto Sangue Jovem do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), vem estimulando cada vez mais a participação dos atletas nas competições, é que explicou a professora de educação física Lina Beatriz “essa parceria com o IFTM coordenado pelo professor Firmiano, com todo o apoio da diretoria da APAE proporcionaram essa participação no JEMG, e trouxe essas medalhas para nós, e da próxima vez eles vão conseguir trazer ainda mais medalhas em outros campeonatos que eles forem participar” ressaltou a professora.

Para a Psicóloga Larissa Azambuja, o projeto firmado entre a APAE e o IFTM garante aos alunos uma perspectiva maior de vida para o seu futuro “o projeto do IFTM em parceria com a APAE traz muitos benefícios para os nossos alunos, proporcionado uma perspectiva de vida para o futuro melhor, atualmente traz muita motivação, um objetivo maior de vida, inclusive tirando os riscos das vulnerabilidades da juventude como usos de drogas e bebidas alcoólicas, além de estar promovendo a saúde física, a saúde mental e também o trabalho em constante progresso da capacidade cognitiva, a atividade física em si trabalha muito esse conjunto” destacou a psicóloga.

De acordo com o coordenador do Projeto Sangue Jovem Firmiano Alexandre, os alunos garantiram um excelente desempenho nas provas disputadas em Uberlândia, superando todas as expectativas “o desempenho foi muito bom, mais uma vez superaram as expectativas, o nosso projeto é esse, incentivar a prática do esporte, é uma iniciativa do IFTM em parceria com a APAE e comunidade, e através dessa parceria nós propomos trazer a comunidade para junto da instituição, quero destacar aqui também a parceria com a  APARO de Uberlândia, e os resultados tem superado as expectativas, nossos atletas conseguiram medalha ano passado no JIMI, esse ano repetiu, sendo duas medalhas de ouro nos jogos escolares com a perspectiva de seguir carreira paralímpica, sem esquecer da questão social que é muito importante, que é de promover a inclusão social e a possibilidade dos atletas alcançarem  um melhor desempenho escolar como foi mencionado pelos profissionais da APAE, através dos benefícios que o esporte proporciona” finalizou Firmiano.

Vale ressaltar que os campeões de cada modalidade, vão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralímpicos deste ano, que serão disputados de setembro a novembro nas cidades de Cascavel (PR), Natal (RN), Palmas (TO) e Blumenau (SC) onde será sediada a etapa nacional dos jogos.

Confira a matéria completa no Facebook:

Alunos da APAE de Campina Verde Conquistam Ouro e Prata na Etapa Estadual do JEMG 2019 em Uberlândia

Foi disputado entre o dia 29 de julho e 03 de agosto em Uberlândia, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019). A maior competição escolar do país, bateu recorde de inscritos este ano, com mais de 6500 atletas de escolas públicas e particulares de 839 municípios mineiros. A cidade de Campina Verde foi representada pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), os atletas disputaram a modalidade atletismo paralímpico. Leandro de Jesus conquistou medalha de ouro nos 400 e 1500 metros rasos, já Kayke Augusto não conseguiu índices para a conquistar uma medalha. Tainara Sousa participou pela primeira vez da prova de arremesso de peso, e foi medalha de prata. Confira todos os detalhes da participação dos atletas em nossa matéria:Por William Batista.

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Friday, August 9, 2019

 

Confira a matéria completa no Youtube:

Por William Batista.

Fotos: Firmiano Alexandre