Prefeito Fradique Assina Segundo Termo Aditivo de Cessão de Uso com Representantes de Associações

0
0

O prefeito Fradique Gurita recebeu em seu gabinete na tarde desta última terça-feira 11, presidentes e vice presidentes das associações de pequenos produtores rurais do município, para a assinatura do segundo Termo Aditivo do Contrato de Cessão de Uso das patrulhas mecanizadas de propriedade da prefeitura, que prestam serviços diariamente a vários associados cadastrados nas associações. O primeiro termo foi assinado em janeiro deste ano, e já constava como norma uma serie de medidas para que os representantes das associações tornassem mais claro ao município os serviços prestados pelas patrulhas mecanizadas.

O prefeito agradeceu a presença dos representantes das associações e pontuou a reunião como positiva “quero agradecer a participação e todos os assentamentos, o presidente que não pode comparecer, esteve presente os vices, uma reunião extremamente construtiva, primeiro para legalizar todas as patrulhas mecanizadas que são cedidas para os assentamentos, nós não podemos deixar uma patrulha sem um contrato de cessão de uso sem assinatura, então formalizou exigindo a parceria e orientando a prestação de contas” ressaltou o prefeito.

Já estão em dia com o município as seguintes associações:

Associação Presidente
Associação dos Pequenos Produtores Rurais do PA Bela Cruz Palmeira Lindomar Francisco Alves
Associação dos Trabalhadores da Nova Capão Alto – PA Capão Alto Fábio Dias da Silva
Associação dos Agricultores familiares do PA Perobas Sanharão Ronivaldo Gonçalves dos Reis
Associação dos Agricultores Familiares do PA Córrego Fundo Hilo Oliveira Borges
Associação São José da Boa Vista – PA São José da Boa Vista Maria Raquel da Silva Medeiros
Associação dos Produtores Rurais da Retirada Bonita e Região LTDA Valter Oliveira da Silva

 

Ainda faltam para assinar o segundo Termo Aditivo, os representantes das seguintes associações:

Associação Presidente
Associação dos Trabalhadores Rurais da Nova Vida (Cachoeirinha II) Solange Aparecida de Oliveira
Assentamento da Fazenda Jurema (APRAFAJ) Geraldo Ribeiro de Camargo
Associação Grupo Unidos Para Crescer de Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Campo Belo Eduardo Barbosa de Andrade

Vale ressaltar que a assinatura do termo aditivo é obrigatório, para que continue a parceria firmada entre o município e a associação. Os representantes das associações que ainda não assinaram, devem procurar a Secretaria de Agricultura na Rua 28, nº 221, para a regularização com o município.

Durante a reunião também foi apresentado aos assentados, a nova equipe de servidores municipais, que estarão a disposição dos pequenos produtores rurais, para a elaboração de projetos, antes realizados pela Emater, que agora ficará a cargo do município “compromisso que nós fizemos, quando fomos praticamente obrigados a encerrar o convênio com a Emater, eu prometi lá, que o município iria formar uma equipe, que iria prestar um serviço superior do que a Emater prestava, e de graça, então foi para apresentar a equipe com dois agrônomos, um técnico e assistente que vão dar toda assistência lá na zona rural, para o assentado e também para o pequeno produtor, buscando implementar a produção” destacou Fradique.

Retornam aos seus postos o Técnico Agrícola Sergio Salvador, o Engenheiro Agrônomo José Humberto, além do servidor municipal João José que ficará a disposição dos pequenos produtores junto a Secretaria de Agricultura. Para coordenar a nova equipe foi recém contratado pela prefeitura, o novo Engenheiro Agrônomo Marcos Roberto Ferreira de Almeida Filho, que assumiu a pasta da Secretaria de Agricultura do município.

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Laiza Cristina assegurou que continuara realizando a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O prefeito reforçou ainda que tem cobrado do Incra e do Deputado Zé Silva maior agilidade para a conclusão do projeto de abastecimento de água para as famílias beneficiárias do projeto de assentamento.  Ao todo serão 594 famílias atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA), em 12 dos 13 projetos de assentamentos existentes em Campina Verde.

Outro assunto discutido com os pequenos produtores, foi em relação a parceria entre a Prefeitura Municipal, Cooperativa Agroverde e a empresa de sucos da cidade de Araguari (MG) Maguary, que se dispôs a adquirir toda produção do maracujá produzida pelos pequenos produtores do município de Campina Verde “projeto excepcional e urgente, em parceria prefeitura, cooperativa Agroverde e a empresa de Araguari, trazendo para implantarmos em Campina Verde e alavancar a produção de maracujá, estamos formando um grupo para buscar parceiros, já na próxima quinta-feira vamos ter uma reunião com os técnicos da Maguary, buscando diversificar a produção e com todo apoio da prefeitura, com agrônomo, técnico e patrulha para preparar o solo, em fim, agradecer a Agroverde que iniciou a primeira reunião com várias pessoas e estão dando andamento para efetivar o primeiro grupo para que seja implantado em Campina Verde a oportunidade do pequeno produtor, do assentado de produzir, diversificar e melhorar a sua renda” salientou o prefeito.

De acordo com o prefeito já foi feito o primeiro contato com a diretoria da empresa, a mesma se propôs a ceder as mudas para o plantio, bem como proporcionar toda a assistência técnica para que os pequenos produtores possam dar início no cultivo do fruto.

Presente na reunião a assentada e presidente do PA São José da Boa Vista Maria Raquel avaliou como positiva a reunião, tanto para a regularização das patrulhas mecanizadas quanto para o cultivo do maracajá, que é uma nova fonte de renda para os assentados “eu gostei muito da reunião por que essa regulamentação dos tratores é muito importante, tanto para o município quanto para a comunidade e para o presidente do assentamento, e a plantação de maracujá é mais uma renda para o pequeno produtor rural” destacou Maria Raquel.

Para o presidente do PA Água Limpa Valdeir Rosa a reunião foi de grande valia, pois tratou de assuntos relacionados as patrulhas mecanizadas e também de uma nova oportunidade de negócio para os assentados “essa reunião foi muito bem produtiva principalmente para nós assentados, essa parceria que estamos tendo aqui com a prefeitura sobre as patrulhas mecanizadas, e sobre a nova produção que está vindo em parceria com a Maguary, para o assentado, para o produtor rural eu acho que é uma das melhores que está tendo agora, e a gente vai abraçar com todo vapor” ressaltou o presidente.

Os pequenos produtores interessados em produzir o maracujá podem fazer o seu cadastro na Secretaria de Agricultura do município, que fica na Rua 28, nº 221, Bairro Medalha Milagrosa, ou ainda na sede da Agroverde na Rua 20, nº 1308, Centro, mais informações pelo telefone 3412-9119.

Confira mais fotos da reunião do link abaixo:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Thursday, June 13, 2019

Confira a matéria completa da reunião no Facebook:

Prefeito Fradique Assina Segundo Termo Aditivo de Cessão de Uso com Representantes de AssociaçõesO prefeito Fradique Gurita recebeu em seu gabinete na tarde desta última terça-feira 11, presidentes e vice presidentes das associações de pequenos produtores rurais do município, para a assinatura do segundo Termo Aditivo do Contrato de Cessão de Uso das patrulhas mecanizadas de propriedade da prefeitura, que prestam serviços diariamente a vários associados cadastrados nas associações. O primeiro termo foi assinado em janeiro deste ano, e já constava como norma uma serie de medidas para que os representantes das associações tornassem mais claro ao município os serviços prestados pelas patrulhas mecanizadas.O prefeito agradeceu a presença dos representantes das associações e pontuou a reunião como positiva. Acompanhe todos os detalhes da reunião em nossa matéria:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Thursday, June 13, 2019

Confira a matéria completa da reunião no Youtube:

Por William Batista.

Fotos William Batista.