Emcena Brasil Realizou Apresentações Culturais em Campina Verde

Durante dois dias Campina Verde recebeu pela 1ª vez, a Caravana do Emcena Brasil. O teatro móvel apresentou em uma tenda armada ao lado do Ginásio Poliesportivo Pedro Caetano de Oliveira no último final de semana, diversas atrações culturais, todas gratuitas.

Durante os dias de programação, mais de 20 artistas e técnicos exibirão suas habilidades promovendo, espetáculos teatrais para adultos e crianças, circo, mamulengo, contação de histórias, entre outros.

O projeto, idealizado pela Cia Abaréteatro, por meio da Lei de Incentivo, Lei Rouanet do Governo Federal, é patrocinado pela AES Tietê, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura. Nós conversamos com a Coordenadora do Projeto Emcena Brasil Luciana Marques, que contou um pouquinho da história e da trajetória do projeto “O Emcena Brasil existe a 11 anos, sempre com esse mesmo formato, são 10 atividades culturais que nós realizamos de forma gratuita para população, teatro adulto, teatro infantil, circo, cinema, mamulengos, contações de histórias, e a idéia surgiu através do Orlando Moreno em Itanhaem no interior paulista, que teve a iniciativa de transformar um container em um palco móvel, que através da equipe toda montam a tenda, os banquinhos, camarins, iluminação e o público chega senta e contempla um espetáculo como se estivesse em um teatro convencional, e com essa estrutura nós viajamos o Brasil de norte a sul” ressaltou Luciana.

Durante os 11 anos de estrada, a Caravana do Emcena Brasil recolhe depoimentos e histórias por onde passa, é que explicou Luciana “são diversas histórias, nós temos dois livros de depoimentos que nós pedimos, para as pessoas escreverem suas histórias, e com isso o Emcena Brasil provoca nas pessoas o desejo de despertar o seu olhar para a arte, e isso é bacana pra gente, assim ficamos muito orgulhosos em proporcionar isso nas pessoas, por isso eu digo, por onde o Emcena Brasil passa ele provoca a magia do teatro, do lúdico e do cinema” salientou a coordenadora.

A coordenadora ressaltou ainda como funciona a parceria público-privada, que garante  levar o projeto Emcena Brasil por todo o país “ninguém faz nada sozinho, nós trabalhamos com as leis de incentivo, aqui em Campina Verde é através da Lei Rouanet temos ainda a parceria da prefeitura, das secretárias de educação e cultura, e quem trouxe o projeto para Campina Verde e está levando para mais algumas cidades de Minas Gerais é a AES Tietê, que tem a sensibilidade e sabe da importância de está levando cultura de forma gratuita para a população aqui de Campina Verde e das outras cidades também” finalizou Luciana.

Durante os dias de apresentações, o público pode acompanhar a apresentação do teatro para crianças com as peças, o reino bruxólico da bruxa Serafina Chinfrim, e Dom Quixote o cavaleiro das mil páginas, além de atividades recreativas, contação de histórias com o tema a mala estampada, circo de dois e o espetáculo para adultos finalizando as apresentações do Emcena Brasil em Campina Verde com a peça, Ariano o cavaleiro sertanejo. Dessa forma a Prefeitura Municipal tem proporcionado divertimento a população, sem esquecer de valorizar a cultura popular brasileira.

Confira mais fotos no link abaixo:

Confira a matéria completa no Facebook:

Confira a matéria completa no Youtube:

Fotos William Batista.