Campanha de Vacinação Contra a Gripe Começa Nesta Quarta-feira em Campina Verde

Tem início nesta quarta-feira dia 10 em todo país a 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 31 de maio, sendo o dia 4 de maio, o Dia D de Mobilização Nacional. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A vacina é anual, trivalente e protege contra os vírus Influenza A (H1N1pdm09), Influenza A (H3N2) e Influenza B, que são os mais circulantes no hemisfério sul. Em Campina Verde a vacinação também acontece no mesmo período e está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde ESF Ana Cândida da Silva que fica localizada na Rua B, nº 834 no Bairro Alvorada, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 08 as 17 horas.

Na zona rural a vacinação também começa nesta quarta-feira dia 10, confira os principais locais de vacinação:

• Dia 10/04 – Assentamento Primavera.
  • Dias 11, 12 e 15/04 – Assentamento Nova São José e Assentamento Apolinário.
  • Dias 13 e 14/04 – Condomínio Nossa Senhora dos Navegantes.
  • Dia 16/04 – Escola Municipal Otávio Severino da Silva (Grama) e Comunidade do Bastos.
  • Dias 17, 18 e 22/04 – Assentamento Córrego Fundo.
  • Dias 23, 24 e 25/04 – Assentamento Campo Belo.
  • Dias 26 e 29/04 – Assentamento Capão Alto.
  • Dia 30/04 – Comunidades da Andrelândia e Retirada Bonita.
  • Dia 02/05 – Assentamento Inhumas (Fazendinha).
  • Dia 03/05 – Assentamento Bela Cruz Palmeira.
  • Dias 06, 07 e 08/05 – Assentamento Sanharão.

Vale ressaltar que o horário de vacinação é a partir das 08 horas da manhã em todas as localidades citadas, e é necessário levar o cartão de vacinação. Confira o público alvo definido pelo Ministério da Saúde, e que estão aptos a tomarem as doses da vacina:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
  • Gestantes em qualquer idade gestacional.
  • Puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação.
  • Professores de escolas públicas e privadas.
  • Idosos (a partir dos 60 anos).
  • Crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas.
  • Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).
  • Povos indígenas (a partir de 6 meses de idade).
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais com a apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).

A escolha dos grupos segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com dados do Ministério da Saúde a meta é vacinar este ano, pelo menos 90% dos grupos específicos.

O Ministério da Saúde destacou ainda que, em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. Em função da mudança na composição, é imprescindível que os grupos selecionados, mesmo que já tenham sido imunizados anteriormente, recebam a nova dose da vacina este ano.

Para prevenir a doença, o ministério recomenda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta aos sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.

Confira o vídeo da Campanha de Vacinação no Facebook:

Campanha de Vacinação Contra a Gripe Começou Nesta Quarta-feira em Campina VerdeTeve início nesta quarta-feira dia 10 em todo país a 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 31 de maio, sendo o dia 4 de maio, o Dia D de Mobilização Nacional. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.A vacina é anual, trivalente e protege contra os vírus Influenza A (H1N1pdm09), Influenza A (H3N2) e Influenza B, que são os mais circulantes no hemisfério sul. Em Campina Verde a vacinação também acontece no mesmo período e está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde ESF Ana Cândida da Silva que fica localizada na Rua B, nº 834 no Bairro Alvorada, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 08 as 17 horas.Por William Batista.

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Thursday, April 11, 2019

Confira o vídeo da Campanha de Vacinação no Youtube:

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-04/vacinacao-contra-gripe-comeca-amanha-em-todo-o-pais