Algar Telecom amplia fibra óptica em sua área de concessão e Campina Verde vai contar com esse sistema a partir de maio

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, está realizando vários investimentos por toda sua área de cobertura, e um dos municípios a receber esses investimentos é Campina Verde, pois a muitos anos  os munícipes sofrem com a baixa qualidade do sinal de internet banda larga, oferecido através do sistema Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) que é uma tecnologia de comunicação de dados através de linhas de telefone.

Nesta última quinta-feira 04, o prefeito Fradique Gurita recebeu o Sócio Proprietário da Udi Press Oleir Borges e o Diretor de Relacionamento com o Mercado da Algar Telecom Gerson Sebastião, na oportunidade os empresários apresentaram ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores Marcos Donizetti (Markinho RH), e aos demais vereadores Marcos Roberto, Cortopassi Tostes (Tostinha), Isaías Neto, João Silva e Alan Couto os novos investimentos que a empresa de telecomunicações está realizando em Campina Verde.

Também marcaram presença na reunião os Secretários Rodrigo Carneiro do Governo e Túlio Fidel do Planejamento, além da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Laiza Cristina, do Agrônomo Benício Freitas e do empresário Fernando Rocha Lima.

Nós conversamos com o Diretor de Relacionamento da Algar Gerson Sebastião que esclareceu como está sendo realizado esses investimentos no município “são dois tipos de investimentos distintos, um investimento refere-se a rota de ligação da cidade de Campina Verde com a rede da Algar Telecom em um patamar diferente de tecnologia, hoje essa interconexão é feita por um rádio digital que possuí uma certa capacidade de trafego de dados, e o que acontece, é que esse trafego de internet com as novas opções que o cliente tem de acessar, baixar vídeos, séries ou jogos on line consome muita banda, e por isso é necessário realizar esse investimento nessa primeira parte, que será feita através do cabo óptico de Campina Verde até Uberlândia, e o segundo momento será a implantação do cabo óptico para clientes direto em suas residências ou empresas” é o que explicou o diretor.

Gerson ressaltou durante a reunião que até junho toda a parte central e também o setor industrial, já tenha recebido o cabo de fibra, garantindo assim melhorias expressivas aos clientes e empresários.

Os próximos bairros a serem atendidos no segundo semestre deste ano serão o bairro Alvorada e São Vicente, que também passarão a receber o sinal de internet através do cabo de fibra óptica. Já o restante da cidade vai ficar para 2020, onde outros bairros também vão receber a nova tecnologia de transmissão de dados.

De acordo com o diretor a velocidade disponível no novo sistema é 20 até 300 megabits por segundo (Mbp/s), bem diferente do que é oferecido hoje através do sistema de ADSL, que tem sua capacidade limitada em 10 Mbp/s.

Quanto aos valores Gerson garantiu que eles vão estar bem acessíveis a população “um pacote de 20 Mbp/s vai ser bem mais barato, ou seja, na faixa de R$ 80 a R$ 100 reais você consegue ter uma excelente velocidade, se o cliente necessitar de uma velocidade maior, ela vai estar disponível e ele vai negociar um pacote diferenciado” ressaltou o diretor.

Segundo os empresários da Algar a expectativa é que o cabeamento óptico interligando Campina Verde a rede da Algar Telecom em Uberlândia fique pronto até o mês de maio, e posteriormente em junho será dado início a segunda etapa, que é legar até o cliente o cabo óptico garantindo uma internet de maior qualidade, rapidez e estabilidade.

Gerson agradeceu ainda a presença de todos e destacou a gestão do prefeito Fradique e também dos vereadores que sempre mandaram ofícios para a empresa, para que a mesma pudesse tomar providências, a fim de melhorar a qualidade do sinal de internet na cidade, e diante disso a diretoria da Algar Telecom colocou Campina Verde como sendo prioridade nós investimentos da empresa, e agora a expectativa é que o cliente possa abraçar essa nova tecnologia e fazer a migração o quanto antes, desfrutando da melhor tecnologia em transmissão de dados oferecida no mundo.

Confira no link abaixo a entrevista completa realizada por telefone com o Diretor de Relacionamento com o Mercado da Algar Telecom Gerson Sebastião.

Fotos Karla Dias.