Semana da Saúde na Escola: “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti”

A Secretaria de Saúde em parceria com o Departamento de Atenção Primaria da Saúde através dos agentes de Epidemiologia, estão realizando palestras durante toda a semana nas escolas publicas e particulares de Campina Verde. As palestras fazem parte do (PSE) Programa Saúde na Escola 2017. O projeto foi lançado em 2007 e já esta na sua 6ª edição.

O Programa Saúde na Escola deste ano tem como tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti!”, e esta sendo realizado em todo país entres os dias 3 a 7 de abril. Em Campina Verde os agentes de Epidemiologia já visitaram as escolas publicas e particulares com o objetivo de mobilizar e orientar os estudantes quanto a ações simples, que podemos tomar em nossas casas no combate ao mosquito e também a identificação de possíveis focos de criadouro, além de iniciativas para tentar por um fim neste mal que vem tirando o sossego de muitas pessoas.

Durante as palestras são abordados todo o ciclo do Aedes Aegypti, os sintomas e causas da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Já foram visitadas pelos agentes e Epidemiologia as escolas Objetivo, Positivo, São Vicente Paulo e Dr Nicodemos de Macedo.

De acordo com informações do Departamento de Epidemiologia de Campina Verde, nos últimos anos o trabalho eficaz dos agentes, conseguiu reduzir os casos confirmados de dengue, de mais de 400 em 2013 para menos de 10 neste primeiro semestre de 2017, e ainda não foi registrado nenhum caso de zika vírus, chikungunya e febre amarela neste ano.

Fica a dica, se cada um fizer a sua parte, não deixando água acumulada em recipientes, quintal sujo e locais onde o mosquito possa botar seus olhos e ao mesmo tempo servir de criadouro, conseguiremos vencer esse mal que atinge muitas pessoas independente de classe, cor e raça.

Por William Batista

Veja Fotos das Palestras no Link Abaixo:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Thursday, April 6, 2017