Hiperdia é Realizado pela Secretaria de Saúde de Campina Verde

0
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visando a prevenção de doenças a Secretaria de Saúde de Campina Verde realizou mais uma ação esta semana, que teve como tema o Hiperdia, um dia para tratar dos assuntos relacionados aos hipertensos e diabéticos. A rodada de conversa contou com a presença do médico Dr. Wender e do enfermeiro do Programa Saúde da Família Leonardo Tostes.

Durante a rodada de conversa foi debatido assuntos relacionados a importância das mudanças de hábitos alimentares na prevenção e controle da hipertensão arterial.

A hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é comum nas pessoas que tem a pressão arterial, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem podendo causar entupimento de veias ao passar dos anos.

Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensos a doença ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Devido a este alto índice é importante que as pessoas façam uso de uma alimentação saudável e balanceada com frutas e verduras, e não podemos esquecer os exercícios físicos que são indispensáveis para se manter uma boa saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por William Batista

Fonte: http://www.sbh.org.br/geral/oque-e-hipertensao.asp