Prazo Para Eleitores Regularizarem a Sua Situação Com a Justiça Eleitoral Termina no Dia 09 de Maio

0
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Internet

A Justiça Eleitoral informa que o prazo final para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso e regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral para as eleições de 2018 se encerram no dia 09 de maio. Os eleitores que deixaram de votar ou justificar nas últimas três eleições devem se apressar e procurar o Cartório Eleitoral, pois o prazo para regularizar esta situação também termina no dia 9 de maio.

O cadastramento biométrico que esta sendo realizado em várias cidades do Estado de Minas Gerais também termina nesta data, vale ressaltar que este cadastramento ainda não é obrigatório em Campina Verde, ou seja, quem não realizou o cadastramento biométrico, poderá votar normalmente nas eleições de 2018, porém há de ressaltar que isso vale para quem estiver com a sua situação regular perante a Justiça Eleitoral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Internet

Uma novidade lançada pela Justiça Eleitoral em dezembro de 2017, foi a criação do aplicativo e-Título. Esse aplicativo permite aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet.

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível nas plataformas Google Play e na Apple Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

A versão digital do título vai trazer novidades em relação à via tradicional impressa. O documento terá agora a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação, contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento esse que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. Porém, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto.

Ao baixar o App, o eleitor terá em suas mãos várias funcionalidades, sendo que a principal delas é a obtenção da via digital do título eleitoral. Depois que o eleitor informa os dados, ele configura o seu acesso e recebe além do próprio título eleitoral, informações sobre a sua quitação eleitoral, local de votação, inclusive, um QR Code que pode ser utilizado na validação dessa informação fornecida pela Justiça Eleitoral.

Para mais informações sobre o aplicativo e-Título, prazo final para a transferência, realizar o alistamento, mudança de vocal de votação ou regularização com a Justiça Eleitoral, além do recadastramento biométrico, podem ser obtidas junto ao Cartório Eleitoral de Campina Verde na Rua 30, nº 281 Bairro Medalha Milagrosa ou pelo telefone 3412-3282.

Por William Batista.

Fonte: www.tes.jus.br