Campina Verde Conta Agora Com Centro de Atendimento ao Covid-19

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O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 começa a funcionar nesta sexta-feira (31/07), em caráter excepcional e temporário na Unidade Básica de Saúde “Nicolau Geraldo Ferreira”, situado na Rua 24 nº 43. Já os atendimentos realizados na ESF Medalha Milagrosa foram transferidos para a ESF Manoel Ribeiro Franco, e os atendimentos odontológicos foram transferidos para a ESF Ana Cândida da Silva, no Bairro Alvorada.

O espaço foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de receber pacientes que estejam com suspeita ou início dos sintomas da doença, que são gripe, tosse, coriza, e dor na garganta, dentre outros sintomas característicos do Covid-19.

Profissionais de saúde vão prestar todo atendimento e esclarecimentos aos pacientes, e tratar os casos com sintomas leves de Coronavírus.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Anderson Ferreira de Melo, a implantação do Centro de Atendimento vai possibilitar que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde, da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina normal. “A criação dessa estratégia de atendimento aos pacientes do Covid-19 foi feita por meio da portaria expedida pelo Ministério da Saúde em 29 de maio de 2020, sob o nº 1.445. Os Centros de Atendimento foram disponibilizados para todos os municípios brasileiros que solicitaram credenciamento junto ao Ministério da Saúde, sendo o caso do Município de Campina Verde que atendeu todas as exigências impostas pela portaria ministerial”, explica o secretário.

Ao chegar no local, as pessoas passam por uma triagem dos profissionais que ali estão atuando e, em seguida, recebem o atendimento médico. A estrutura vai funcionar de segunda a sexta, das 7 às 11h e das 13 às 17 horas. Já no sábado e domingo o funcionamento será feito em regime de plantão em horário previsto para ocorrer das 07 às 19 h.

Todos os casos suspeitos da doença que eram atendidos nas Estratégia da Saúde da Família (ESF), vão se concentrar a partir de agora neste novo local. Já as ESFs voltam a oferecer somente atendimentos convencionais “além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação do Centro de Atendimento busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que os demais serviços da APS continuem atuando em suas atividades essenciais, de acordo com a demanda de nossa população que depende da saúde pública. É fundamental garantir a continuidade do cuidado às pessoas que são acompanhadas periodicamente pelas equipes de Saúde da Família (eSF), equipes de Atenção Primária (eAP) e demais equipes e serviços da APS (Atenção Primária de Saúde)”, esclareceu o prefeito Fradique Gurita, ocasião em que esteve reunido com a nova equipe que vai integrar o Centro de Atendimento para assinatura dos contratos de trabalho.

O prefeito Fradique Gurita fez questão de conversar com os novos profissionais que vão atuar no local, solicitando destes, o compromisso e o empenho de cada um, em seus respectivos atendimentos, para que cada cidadão(a) que procure o serviço tenha à sua disposição as informações necessárias e o atendimento necessário e satisfatório.

Além disso, o prefeito ressaltou que o local deve ser referência na observância aos protocolos de combate à pandemia, incluindo os cuidados essenciais com os pacientes e também dos próprios profissionais.

Na reunião que ocorreu no gabinete do prefeito Fradique Gurita, além do prefeito, estiveram presentes, o secretário municipal Anderson de Melo e a Coordenadora da Atenção Primária, enfermeira, Marília de Souza. Ao final da reunião, foi desejado Boas Vindas aos novos profissionais que compõem a equipe semanal, incluindo a profissional médica, Dra. Thaessa Souza Leonardo. Finalmente, o prefeito Fradique Gurita informou que a composição da equipe que fará o plantão de final de semana, está sendo finalizada, a qual deverá complementar o atendimento todos os dias da semana.

Por Eneir Manna.

Fotos Karla Dias.