Prefeitura de Campina Verde em Parceria Com o HSVP Realizam Curso de Capacitação Para o Uso de Equipamentos Hospitalares

0
0

A Prefeitura de Campina Verde através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, realizaram nesta segunda-feira 20, na capela do hospital, um curso de capacitação para o uso de equipamentos hospitalares, em especial ao aparelho de ventilação mecânica, monitor cardíaco, DEA e bomba de infusão, além do uso dos equipamentos também foi repassado as técnicas de intubação. O curso foi ministrado pela coordenadora do setor da Covid-19 do Hospital São José de Ituiutaba – MG, Dra. Andréa Cury Diniz de Freitas e a fisioterapeuta Ana Cláudia Viana de Figueiredo Araújo coordenadora do setor de fisioterapia do HSJ de Ituiutaba. A capacitação reuniu profissionais da saúde do Município e também do HSVP.

 

 

 

 

 

 

 

Estiveram participaram do curso a diretora presidente do HSVP Irmã Marilsa das Graças, o administrador hospitalar do HSVP João Elias de Morais, os médicos Dr. Donizetti Gurita, Dra Thaíssa Sousa, Dr. Marcelo Ferreira Manna, Dra. Helen Tuísa, Dr. Edivon Antônio, Dr. Duílio Antônio e a Dra. Tamires Borges, além dos profissionais em enfermagem Silvia Barcelos, Leysianne Pereira, Lívia Regina, Larissa Silva, Fernanda Barcelos, Helen Silva, Luzia Freitas, Lucivânia Damaceno, Amanda Freitas e Carlos Henrique.

Também participaram do cursos as técnicas em enfermagem, Daniela de Souza, Luce Helena, Lilian Aparecida, Maria Joviana, Neli Arantes e Silvana Aparecida. A farmacêutica Ana Cláudia e a fisioterapeuta Michele Queiroz também estiveram presentes no curso de capacitação.

O curso foi dividido em dois momentos, no primeiro momento a Dra. Andréa Cury destacou a importância de fazer os testes necessários nos tubos e equipamento, bem como a agilidade no processo de intubação do paciente. Para aprimorar o conteúdo a médica passou um vídeo explicativo sobre os procedimentos de intubação.

Em um segundo momento a fisioterapeuta Ana Cláudia destacou os parâmetros iniciais da ventilação mecânica. Também foi disponibilizado pela profissional um material em vídeo, para que seja repassado aos médicos e participantes do curso de capacitação. Para finalizar o curso, foi feito a ligação do respirador mecânico e a bomba de infusão com todas as orientações das palestrantes.

Vale destacar que o curso de a capacitação faz parte de um cronograma de ações da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus. Os aparelhos de respiração mecânica foram adquiridos pelo Município recentemente, e vão atender possíveis pacientes da Covid-19 que apresentarem problemas respiratórios.

É importante destacar que a ventilação mecânica apenas presta assistência à respiração e deve ser mantida enquanto durar a deficiência. As indicações mais comuns se dão em casos de lesão pulmonar aguda, asma grave, doença pulmonar, sinais físicos que demonstrem dificuldade respiratória, insuficiência cardíaca e algumas doenças neurológicas.

Para melhor atender os casos das pessoas suspeitas da Covid-19, a prefeitura está preparando a Unidade Básica de Saúde Nicolau Geraldo Ferreira na Rua 24, para servir de apoio e identificação de possíveis casos positivos da doença. A UBS estará em pleno funcionamento já na próxima semana.

Por William Batista.

Fotos William Batista.