Campina Verde – Prefeito Fradique Gurita Reúne Com Feirantes Para Retomada das Atividades Porém Com Uma Série de Restrições

A proibição da feira livre da Praça Divino Pai Eterno em Campina Verde, vigente desde março, será retomada no próximo domingo (05/07), de forma experimental, com uma série de restrições, como medida de prevenção ao novo Coronavírus.

As medidas contidas no Decreto Municipal 069/2020, vigente a partir desta data, foi discutida com os feirantes em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (30), com a presença do Prefeito Fradique Gurita, do Secretário Municipal de Agricultura Marcos Roberto Filho, do procurador do município, Dr. João Paulo e dos feirantes, Marcos Fábio Silva Borges, Eduarte Ferreira dos Santos, Djalma de Souza e Rodrigo Maciel Beirigo Andrade.

Durante  a reunião, o prefeito falou sobre a sua frustração em relação ao corte de gastos do governo federal que inviabilizou a construção do Centro de Comercialização nesta cidade, o que atingiu diretamente os pequenos produtores do município.

Sugeriu aos feirantes a criação de uma associação ou comissão para simplificar e agilizar um contato mais permanente com o Poder Público Municipal sempre quando necessário.

Em relação a reabertura da feira no próximo domingo, de forma experimental, o prefeito ressaltou que atende uma solicitação do Secretario de Agricultura, Marcos Roberto, que já vinha realizando estudos nesse sentido e ainda reforçada pela manifestação dos próprios feirantes que tiveram sua comercialização frustrada pelas medidas em prol do combate a pandemia.

Fradique Gurita salientou sua preocupação com esta medida, assegurando que preocupa também com a situação dos feirantes, mas esclareceu que sua responsabilidade é muito grande pela vida das pessoas e que por isso, todas as medidas possíveis precisam ser adotadas.

“A retomada das atividades estão previstas somente para este domingo, já que o decreto vigente tem prazo de 15 dias, enquanto isso, vamos avaliar se as atividades poderão prosseguir e isso vai depender exclusivamente de vocês que vão nos ajudar, seguindo todas as recomendações e orientações para que possamos evitar possível disseminação da doença. Entendo perfeitamente a situação de todos vocês, mas  as medidas são necessárias para, principalmente, proteger a todos, feirantes, clientes, auxiliares”, destacou Fradique Gurita.

Por meio de um Termo de Compromisso, os comerciantes se comprometeram a adotar medidas como maior espaço entre as barracas, garantir o uso de máscaras por feirantes e fregueses, disponibilização de álcool 70% pelas barracas e ainda organizar o atendimento para evitar aglomerações.

Para garantir o cumprimento de todas essas normas, a prefeitura irá realizar a fiscalização e o descumprimento das normas restritivas irá acarretar as penalidades contidas no decreto em vigor.

Confira no ícone abaixo o termo de compromisso assinado pelo prefeito Fradique Gurita e os representantes dos feirantes da Praça da Capela:

Por Eneir Manna

Fotos William Batista.