Campina Verde – Empresa Propõe Reabertura do Antigo Matadouro Municipal em Campina Verde

Com o propósito de melhorar oportunidades de empregos no Município e contribuir efetivamente para a saúde pública, o prefeito Fradique Gurita recebeu na tarde desta terça-feira (23), representantes da empresa VCN Alimentos da cidade de Uberlândia, Vanderley Costa Nunes e Cristiano Torre de Faria para uma reunião. A proposta dos empresários do ramo de alimentos é firmar um contrato com a prefeitura para a reativação do antigo matadouro municipal.

A intenção da empresa é construir no local um matadouro com capacidade para abater cerca de 80 animais por dia, entre bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Toda a infra estrutura necessária para a instalação do abatedouro será por conta dos empresários. A expectativa é que o empreendimento possa gerar de imediato 80 empregos diretos e outros vários indiretos.

De acordo com Vanderley Costa a escolha de Campina Verde se dá pela logística, uma vez que o Município possui localização privilegiada com saídas para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de estar próximo dos grandes centros como Uberlândia e Uberaba. Outro motivo que levou os empresários a mostrarem interesse pela instalação da empresa no Município é em razão da oferta de mão de obra na cidade, já que o município padece pela falta de emprego e ainda a abundância de matéria prima.

O próximo passo será a elaboração de uma proposta que será anexada juntamente ao projeto a ser enviada para a Câmara Municipal para que os representantes do legislativo possam avaliar a parceria público privada e deliberarem sobre o contrato a ser fechado com o Município, para que os empresários possam construir no local um matadouro que atenda todas as normas impostas pelos órgãos de Vigilância Sanitária.

De acordo com a proposta, caso haja aprovação legislativa, será efetivado entre o Município e a empresa um contrato pelo período de 20 anos, com possibilidade de que os empresários possam adquirir a área após o termino do contrato ou a devolução da mesma com a retirada dos equipamentos instalados por eles no local.

Estiveram participaram da reunião o vereador Dr. João, o agrônomo Benício Freitas e o Secretário de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Marcos Roberto Filho.

De acordo com o prefeito Fradique Gurita, a reabertura do matadouro no município é sem dúvida um sonho que poderá se tornar realidade e, caso isso ocorra, em breve a população será beneficiada com a possibilidade de comprar a sua carne com mais segurança, além de ser uma oportunidade de fomentar a economia local, gerando empregos e consequentemente melhorando a arrecadação municipal “essa é uma oportunidade imprescindível que temos para gerar empregos e também melhorar nossa arrecadação, uma vez que o frigorífico Minerva instalado no Município não tem previsão de reabrir as suas portas até que o Estado possa atender as exigências impostas pelo grupo para que a planta volte a funcionar” destacou o prefeito Fradique Gurita.

Por Eneir Manna e William Batista.

Fotos William Batista.