Agentes Comunitários de Saúde de Campina Verde Recebem Tablets Para Atender a População

0
0

A Prefeitura de Campina Verde por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou está semana a entrega de tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O Município adquiriu 24 aparelhos para auxiliar no trabalho dos agentes de saúde das unidades, ESF Dr. Ademar Geraldo de Queiroz, ESF Ana Cândida da Silva, ESF Dr. Manoel Ribeiro Franco, ESF Medalha Milagrosa e UBS Nicolau Geraldo Ferreira em Campina Verde, além dos agentes da ESF João Luiz Franca no Distrito de Honorópolis.

O objetivo principal do uso dos tablets nas visitas das ACSs é otimizar o tempo das visitas domiciliares, ganhando tempo e ampliando o número de visitações. Atualmente, os profissionais efetuam o trabalho de forma manual, com preenchimento de fichas de papel. Com os tablets o trabalho será evitado, pois somente será necessária a exportação dos dados de cada paciente visitado.

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a Coordenadora da Atenção Primária Enfermeira Marília de Souza foram entregues 23 aparelhos aos agentes das unidades de saúde de Campina Verde e Honorópolis. Hoje o Município possui uma cobertura de 87% de seu total pelos ACSs, sendo que para esse numero chegar a 100% de cobertura, a prefeitura já está trabalhando para a contratação de mais agentes que serão fundamental para que o Município atenda as normas do Ministério da Saúde que é de 100%.

A enfermeira Marília ressaltou que a implantação dos tablets no trabalho dos ACSs está em fase inicial, e que nessa fase será necessário realizar o cadastro de todas as famílias atendidas na cidade e em Honorópolis.

Para o cadastramento as agentes vão solicitar a documentação dos residentes no imóvel para a atualização dos dados cadastrais junto ao Ministério da Saúde. A nova proposta da atenção primária é chegar a 100% de cadastro nas áreas de abrangência de cada unidade.

Atualmente, o Município de Campina Verde possui 24 ACSs, que atendem os bairros, Alvorada, Nova Campina Verde, Jovina de Oliveira, Setor Industrial, Sinhô Teixeira, Operário, Redenção, Gilma Teixeira, Medalha Milagrosa e Centro, além do Distrito de Honorópolis, ficando somente os bairros São Vicente e Dona Ana ainda sem a cobertura, porém a prefeitura já finalizou a construção da unidade de saúde no bairro Dona Ana, e já está trabalhando para realizar o processo seletivo para a contratação dos profissionais de saúde, que vão atender os moradores dos respectivos bairros.

Os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais na composição das equipes da ESF, pois realiza o acolhimento e cadastro das famílias através de visitas domiciliares. O vínculo de confiança firmado entre as famílias e estes profissionais, faz com que se concretize o maior objetivo da atenção básica, a promoção em saúde, ou seja, intervir para evitar doenças.

Por William Batista.

Fotos Agentes de Saúde.