Comitê de Enfrentamento da Covid-19 em Campina Verde Determina Prorrogação do Decreto e Reabertura de Academias e Crossfit

0
0

Realizado na tarde desta quarta-feira 27, a 6ª reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Campina Verde. Durante a reunião foi estabelecido pelo comitê, a realização de aulas teóricas e práticas na auto escola da cidade, bem como a liberação da vinda da banca de avaliação do Detran/MG do Município de Iturama, para a realização das provas práticas para a retirada de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porém com o limite de 08 alunos por exame de avaliação.

Outra mudança ocorrida no novo Decreto e discutida pelo membros do comitê, é em relação a autorização do funcionamento de academias de ginásticas e box de crossfit, que apresentaram um plano de trabalho para o comitê, porém com certas limitações, ou seja, cada academia ou box devera obedecer as normas impostas no decreto em vigor, limitando o numero de pessoas por aparelho, manter higienizado os locais das atividades, e os aparelhos e o uso expressivo de máscaras, além do distanciamento de 2,5 mts por pessoa.

Outra obrigatoriedade imposta no decreto e vale a todos os alunos das academias e crossfit, é que os mesmos devem levar sua garrafa particular para o consumo de água, sendo expressamente vedado ao estabelecimento disponibilizar copos de uso comum, sendo autorizada a disponibilização de copos descartáveis.

O novo decreto ainda mantém fechado durante o período da pandemia do Coronavírus, casas e salões de eventos, quadras de esporte, festas públicas e privadas, bibliotecas públicas, a feira livre na praça do Divino Pai Eterno, leilões de gado, atividades esportivas cuja realização seja necessário contato com animal, tais como, teampenning, teamroping, três tambores, ranchsorting (apartação) nas dependências do Sindicado dos Produtores Rural de Campina Verde ou em qualquer outra localidade dentro do Município, mesmo sendo em propriedade particular.

Bares e lanchonetes e estabelecimentos que não atuem na venda de alimentos, tais como pizzas, sanduíches, cachorro quente, pastéis, pratos feitos, panquecas, macarrão, omeletes, comida japonesa, salgados, vitaminas e sucos, além dos distribuidores de bebidas, que eventualmente vendem alimentos, refeições, espetinhos ou petiscos prontos, como salgadinhos e as sorveterias, não poderão abrir para a consumação junto ao público, sendo estes autorizados somente a retirada dos produtos no balcão ou entregas em domicílio.

Outra mudança no decreto é quanto a poda de árvores, limpeza de quintais e terrenos, desde de que os entulhos e restos de podas não sejam dispersados em locais públicos, e que o prestador de serviço faça a retirada dos mesmos.

Ficou estabelecido pelo comitê que em caso de descumprimento das normas do decreto por parte das empresas, serão aplicadas sanções administrativas, penais cíveis, multa fixada em 500 UFIRCV ou quaisquer outras e a até mesmo a suspensão do Alvará de Funcionamento da empresa.

Também fica expresso no novo Decreto a revogação do artigo 4º do Decreto 040/2020, que determinava a fiscalização do comercio por parte dos Agentes de Saúde, ficando o Município autorizado a contratar mais 03 pessoas para completarem a fiscalização de controle epidemiológico em horário comercial.

As demais normas impostas nos Decretos anteriores 037, 038, 039, 040 e 052/2020 continuam valendo, até a vigência do Decreto 060/2020 que passa a vigorar a partir do dia 31 de maio por mais 15 dias, podendo esse ser prorrogado ou revogado de acordo com a necessidade do Município e o estágio da pandemia referente ao Covid-19 (Coronavírus).

Estiveram participando da reunião o prefeito Fradique Gurita , o promotor de justiça Dr. José Cícero Barbosa, o sargento Morais representando o 2º tenente Victor Hugo, os secretários Anderson Ferreira da secretaria de saúde, Maria Célia da secretaria de educação, Túlio Fidel da secretaria de assistência social, o procurador do Município Dr. João Paulo Gouveia, o presidente da CDL Rodrigo Camargo, as enfermeiras Marília de Souza e Fernanda Barcelos, além do farmacêutico Mateus Marine e do agende de endemias Tales de Assis.

Clique no ícone abaixo para ter acesso ao Decreto 060/2020 na integra:

 

 

 

 

 

Clique no ícone abaixo para ter aceso a Ata da 6ª Reunião do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus de Campina Verde:

 

 

 

 

 

 

Por William Batista.

Fotos William Batista.