UFTM Campus Iturama Faz Doação de Álcool Para as Unidades de Saúde de Campina Verde

O prefeito Fradique Gurita recebeu na tarde desta quinta-feira 07, a representante da Assessoria Pedagógica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) campus Iturama, Luci Aparecida Souza Borges de Faria. Na ocasião foram doados pela universidade ao Município, 17 litros de álcool etílico 70% glicerinado, que serão usados nas unidades de saúde da prefeitura.

A Assessora e Professora Luci Faria explicou que o projeto faz parte dos trabalhos de extensão da universidade e vai atender entidades filantrópicas de Iturama e prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro, bem como hospitais públicos, postos de saúde, UBSs, asilos e creches no combate a pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Assim que o estoque acabar a prefeitura poderá solicitar mais álcool etílico 70% glicerinado de forma gratuita para a UFTM. O prefeito Fradique aproveitou para agradecer a iniciativa e firmar a pareceria com a universidade.

Também foram entregues unidades do álcool 70% para a Irmã Janaína dos Santos do Hospital São Vicente de Paulo, e também para os responsáveis pelo lar dos idosos Padre João Ânesi de Campina Verde.

Confira mais detalhes da produção de Álcool pela UFTM na matéria abaixo:

Campus de Iturama da UFTM Produz Álcool Glicerinado Para Doação a Entidades Filantrópicas

Pensando na responsabilidade social de uma instituição federal de ensino, a UFTM, por meio do Campus de Iturama, buscou parceria da Usina Coruripe, Sicoob e Rotary Club de Iturama para juntos, num gesto de solidariedade, iniciarem a produção de  álcool etílico 70% glicerinado para doação às entidades filantrópicas de Iturama e prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro, a fim de contribuir  com hospitais públicos, postos de saúde, UBS, asilos e creches.

De acordo com o professor do Curso de Química do Campus de Iturama da UFTM, Lucas Ferreira de Paula, responsável pelo acompanhamento da produção, esse produto apresenta a mesma eficácia do álcool em gel 70%, isto é, 70° INPM. O processo é iniciado com o recebimento de álcool da Usina Coruripe, posteriormente, docentes e técnicos da área de química realizam o preparo do álcool para que ele apresente 2% de glicerina, conforme a instrução da Organização Mundial de Saúde – OMS. A glicerina adicionada é importante, pois o uso constante de álcool 70% pode causar fissuras nas mãos, e ela atua como umectante/hidratante evitando o ressecamento da pele. Sabe-se que as fissuras servem como meio de entrada de microrganismos como bactérias e vírus, por isso a importância de evitá-las.

Após o envase e a rotulagem, o produto está sendo distribuído a entidades filantrópicas (asilos, postos de saúde e hospitais de Iturama e região). Além de frascos borrifadores, é encaminhado um refil para que seja possível fazer o reabastecimento.

Essa ação da UFTM, Usina Coruripe, Sicoob e Rotary Club de Iturama  leva o álcool 70% com efeito comprovado pela OMS na prevenção da contaminação pelo coronavírus. Ao se borrifar o álcool nas mãos e aguardar cerca de 20 a 30 segundos, o vírus é inativado, sendo esse processo uma prática muito importante para profissionais da saúde e principalmente pessoas dos grupos de risco.

“Entendemos que o gesto é pequeno, mas poderá auxiliar na prevenção da COVID-19”, declarou o diretor geral do Campus Universitário de Iturama, Helder Barbosa Paulino.

Fonte: http://www.uftm.edu.br/ultimas-noticias/2433-campus-de-iturama-da-uftm-produz-alcool-glicerinado-para-doacao-a-entidades-filantropicas?fbclid=IwAR3lvmjIq-YeuyTIL5K-ozDyJByIbxpRPWFQOgAYnXfY0GXWMBjcNX1rJ3w

Fotos: Divulgação/Campus Universitário de Iturama