Carreta do Hospital do Amor de Barretos Estará em Campina Verde Nesta Quarta-feira Dia 11

A Prefeitura de Campina Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde informa a toda população que estará recebendo no dia 11, quarta-feira, a carreta do Hospital do Amor de Barretos, onde serão realizados em sua unidade móvel exames preventivos de Papanicolau e PSA que detecta o câncer de próstata.

Os exames são gratuitos e limitados de acordo com determinação do Hospital de Amor, serão realizados 35 coletas de Papanicolau na parte da manhã e mais 15 coletas na parte da tarde, além de 40 coletas de PSA. A ação vai acontecer em frente ESF Ana Cândida da Silva na Rua B, nº 834 no Bairro Alvorada, das 9h às 12h e das 13h30m as 15h.

É importante que os homens e mulheres interessados em realizar os exames, procurem uma das unidades de saúde mais próxima para as orientações necessárias. Também é necessário levar os seguintes documentos na hora do exame (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).

Confira algumas das orientações para realizar o exame de Papanicolau.

• Ter iniciado atividade sexual;
  • Faixa etária de 25 aos 64 anos
  • Ter realizado o exame a mais de 12 meses
  • Não estar gestante e nem com suspeita
  • Não realizar ducha vaginal ou estar fazendo uso de pomada ginecológica nos últimos 03 dias;
  • Não ter relação sexual 02 dias antes do exame;
  • Não estar menstruada ou pelo menos 03 dias após o término;
  • Não ter feito histerectomia total;

Confira algumas das orientações para realizar o exame de PSA próstata.

• Faixa etária de 50 a 69 anos;
  • Estar em Jejum de 8 horas;
  • Não andar a cavalo, bicicleta, moto ou ter relações sexuais 02 dias antes do exame;

Vale ressaltar que o Hospital do Amor de Barretos é uma instituição de saúde filantrópica especializada no tratamento e prevenção de câncer no país. Atualmente, a unidade conta com seis unidades móveis que realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos. A ação é realizada pelo Hospital do Amor de Barretos e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Campina Verde.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.