A fim de melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais e assentados, a Prefeitura de Campina Verde firmou em 2019, uma parceria com a Cooperativa Agroverde, Sindicato Rural, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a empresa de sucos Britivic, detentora da marca Maguary. As primeiras conversas surgiram em meados de junho do ano passado, e de lá para cá tem despertado o interesse dos produtores rurais no plantio do maracujá.

Nesta quinta-feira 23, nós acompanhamos o Secretário de Agricultura e Agrônomo Marcos Roberto Filho e o Técnico Agrícola Sergio Salvador, em um visita técnica na fazenda Sítio da Araras, de propriedade do senhor José Adolfo Nogueira Kroll, a propriedade possui uma área de 33,88 hectares, ou seja 7 alqueires.

No local o senhor José produz diversas culturas, entre elas pastagem para gado, uma plantação de mogno, leite entre outros. A visita da equipe da prefeitura teve como finalidade medir a área que será destinada ao plantio do maracujá, bem como a área que será plantada em mogno. O Secretário de Agricultura Marcos Roberto explicou o trabalho que vem sendo feito pela secretaria, afim de diversificar a cultura da região e melhorar a renda dos pequenos produtores “o senhor José Adolfo havia procurado nós lá da Secretaria de Agricultura e Pecuária, que hoje conta com dois engenheiros agrônomo, um técnico agrícola para dar todo o suporte, assistência ao produtor rural, nós estávamos a algum tempo conversando a respeito para diversificar a cultura da propriedade, alternando com o plantio de maracujá e o mogno, e com isso nós viemos para dar o passo inicial, medindo a área para ver onde vai ser plantado, procurando a melhor parte da propriedade para fazer uma cultura de acordo” destacou o secretário.

Para o produtor José Adolfo o plantio da nova cultura será uma verdadeira experiência, uma vez que nunca plantou o fruto “eu passei a conhecer a cultura do maracujá após um encontro com a engenheira agrônoma da Maguary Marisa, e conversando com ela despertou o interesse em fazer uma área inicial para pelo menos ter um aprendizado sobre o maracujá e uma ampliação para o futuro” ressaltou o produtor.

A área destinada ao plantio do fruto será de 1 a 1/5 hectar, no local encontra-se uma plantação de milho, o senhor José disse que vai colher primeiro o milho para depois preparar a área para o plantio do maracujá “eu vou plantar esse hectar a 1/5 com recurso próprio, porém existe uma necessidade de alguma linha de credito e financiamento para o início da cultura” apontou senhor José Adolfo.

Outra cultura já existente na propriedade do senhor José Adolfo e a plantação de mogno, uma árvore nativa da Amazônia, mais comum no sul do Pará e nos estados do Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

A árvore pode ser encontrada em floresta clímax, de terra firme e argilosa. O crescimento da planta é rápido, sendo que pode atingir quatro metros aos dois anos de idade. A largura do tronco varia entre 50 e 80 cm de diâmetro. A sua madeira é muito usada na produção de móveis, pela facilidade com que é trabalhado, estabilidade e duração.

A área existente possui pouco mais de 1/5 hectar, as árvores já completaram um ano, e a idéia do proprietário é estender até 4 hectares. Para aqueles produtores que pretendem realizar melhorias em suas propriedades, a prefeitura conta com um equipe qualificada para dar total suporte aos produtores é o que explicou o secretário Marcos “um analise de solo, coleta, uma assistência técnica, uma recomendação, nós estamos lá de portas abertas para atender todo produtor, agricultor e pecuarista” finalizou Marcos Roberto.

Os produtores que se interessarem no plantio do maracujá ou outras culturas, bem como um suporte técnico, podem entrar em contato direto na Secretaria de Agricultura do Município, que fica na Rua 28, nº 221 Bairro Medalha Milagrosa em horário comercial ou agendar sua visita pelo telefone 3412-9119.

Confira a matéria completa na visita técnica no Facebook:

Confira a matéria completa na visita técnica no Youtube:

Fotos William Batista.