Prefeitura de Campina Verde e Parceiros Realizam a 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental

0
0

A Prefeitura de Campina Verde através da Secretaria Municipal de Educação, e seus parceiros Cooperativa de Credito e Livre Admissão (Sicoob Credicampina) e SEBRAE, realizaram nesta última sexta-feira 06, a 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental das Escolas Municipais. O evento aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade José Procópio de Souza e contou com a participação de diretores, professores, alunos e da própria comunidade, que tirou um tempinho para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos por cada escola participante do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

As quatro escolas participantes capricharam na divulgação de seus projetos. Como forma de incentivar as pessoas ao reaproveitarem o óleo de cozinha usado, muita das vezes descartado direto na rede de esgoto, a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves criou o Sabão Ecológico Tancredo Neves, que tem por finalidade buscar formas alternativas na proteção do meio ambiente, dando um destino correto a um poluente da natureza presente em praticamente todas as cozinhas de casas, lanchonetes e restaurantes da cidade.

Outra escola que focou seu projeto visando buscar novas alternativas para a questão natureza, foi a Escola Municipal Otávio Severino da Silva (Grama) que criou a partir de restos de materiais antes descartados sem qualquer aproveitamento, lindas peças de roupas. Com o projeto Nada é lixo, Tudo é Moda a escola é referência na confecção de trajes prá lá de inusitados, a partir da ousadia e criatividade de professores e da comunidade escolar.

Visando a sustentabilidade a Escola Municipal São Vicente de Paulo desenvolveu o projeto Semente do Bem, que tem como carro chefe o amendoim, que é um dos alimentos mais queridos nas festas juninas. A escola criou a partir do amendoim diversas variedades entre eles, bolo, broa, canjicada, laranjinha e várias outras delícias. A idéia do projeto é reaproveitar terrenos baldios na cidade para a plantação do amendoim, proporcionando além da alimentação saudável, um forma de adquirir uma renda extra.

Na mesma linhagem a Escola Municipal Feliciano Antônio de Faria (Fazendinha), criou o projeto Pimenta Sensação, que tem por objetivo criar um plantação das mais diversificadas qualidades da especiaria na área vaga da escola. O principal fundamento do projeto é que ele vai envolver todos os alunos da escola, desde a separação das sementes, confecção das mudas, plantio, colheita e comercialização das especiarias. O projeto também vai contar com a participação de pessoas qualificadas para acompanhar de perto as crianças e adolescentes em todas as etapas.

A educação empreendedora incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento de novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de disseminar o empreendedorismo nas escolas por meio da coletividade e avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

Presente no evento o prefeito Fradique Gurita ressaltou mais uma vez a importância dos projetos desenvolvidos pelas escolas, para a formação pessoal de cada estudante “pouca gente tem conhecimento desses projetos, e não sabem a amplitude disso, primeiro o SEBRAE o o Sicoob trazendo o ensinamento para nossas crianças para serem empreendedores, de valorizarem os trabalhos, de crescerem com o empreendedorismo, e quero aqui parabenizar a todos, professores, escolas, a família da secretaria, aos pais, por que as crianças vão aprender e levar para casa o conhecimento, o bom comportamento, o empreendedorismo para cuidar da terra, do meio ambiente para produzir e aprender quando crescerem” ressaltou o prefeito.

Estiveram participando da 1ª Mostra da Cultura Empreendedora a Secretária de Educação Maria Célia, os vereadores Dr. João, Isaías Netinho e Marcos Roberto, além dos diretores do Sicoob Credicampina Juscelino Macedo Ribeiro e Maria Olímpia, professores e diretores de todas as escolas participantes.

Antes do encerramento da 1ª Mostra cada escola apresentou um numero, a Escola São Vicente apresentou uma dança ensaiada pela professora Lina. Envolvidos com a música a Escola Tancredo Neves através do projeto AABB Comunidade juntamente com a Coordenadora Andréia Miguez e os professores, Diego, Elaine Alves, Giselda e Veridiane Prado apresentaram uma coreografia da música Salve o nosso Planeta, que tem por finalidade alertar as pessoas quanto a proteção da nossa fauna e flora.

Antes do encerramento das apresentações nós conversamos com o Diretor Executivo do Sicoob Credicampina Juscelino Macedo, que frisou a importância da realização de projetos como estes, para o fortalecimento do cooperativismo e a abertura de novas oportunidades “é importante e gratificante participarmos desse projeto, nós acreditamos e as escolas também entenderam e acreditaram nos projetos, a gente vê a satisfação, a alegria das crianças, dos professores e de todas as pessoas que estão engajadas, e entendemos que o empreendedorismo aliado ao cooperativismo vai fazer a diferença” destacou o diretor.

O diretor garantiu ainda a continuidade dos projetos para 2020 “continua com certeza, muito mais trabalhos e podem contar com o Sicoob Credicampina, e com o SEBRAE com certeza, e quero aproveitar para agradecer a participação de todos e dizer que estamos a disposição da comunidade de Campina Verde, e como a gente sempre diz, o Sicoob Credicampina não é um banco, nós somos uma cooperativa, somos hoje mais de 3200 donos e todos os nossos resultados são investidos aqui em nossa cidade” finalizou Juscelino.

Para finalizar a 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental, a Escola Otávio Severino (Escola da Grama) apresentou mais uma vez seus modelitos. A escola decidiu criar um novo ambiente escolar demonstrado através da moda, por meio do desfile “Female Eco Fashion”, que vem sensibilizar a todos que a produção de lixo é um problema mundial, porém é necessário propor mudanças a partir de ações cotidianas e ensinar que nem tudo é lixo, podendo ser reaproveitado de várias maneiras.

Para que a idéia de empreendedorismo se torne cada vez mais disseminada, é necessário cada vez mais de professores com visão empreendedora, com dedicação, vontade de fazer diferente, e que busquem desenvolver a autonomia em se e nos estudantes, sendo então protagonistas dessa transformação.

Confira mais fotos da 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental da Escola Municipais no link abaixo:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Monday, December 9, 2019

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Monday, December 9, 2019

Confira a matéria da 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental da Escola Municipais no Facebook:

Prefeitura de Campina Verde e Parceiros Realizam a 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental

A Prefeitura de Campina Verde através da Secretaria Municipal de Educação, e seus parceiros Cooperativa de Credito e Livre Admissão (Sicoob Credicampina) e SEBRAE, realizaram nesta última sexta-feira 06, a 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental das Escolas Municipais. O evento aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade José Procópio de Souza e contou com a participação de diretores, professores, alunos e da própria comunidade, que tirou um tempinho para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos por cada escola participante do projeto.As quatro escolas participantes capricharam na divulgação de seus projetos. Como forma de incentivar as pessoas ao reaproveitarem o óleo de cozinha usado, muita das vezes descartado direto na rede de esgoto, a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves criou o Sabão Ecológico Tancredo Neves, que tem por finalidade buscar formas alternativas na proteção do meio ambiente, dando um destino correto a um poluente da natureza presente em praticamente todas as cozinhas de casas, lanchonetes e restaurantes da cidade.Outra escola que focou seu projeto visando buscar novas alternativas para a questão natureza, foi a Escola Municipal Otávio Severino da Silva (Grama) que criou a partir de restos de materiais antes descartados sem qualquer aproveitamento, lindas peças de roupas. Com o projeto Nada é lixo, Tudo é Moda a escola é referência na confecção de trajes prá lá de inusitados, a partir da ousadia e criatividade de professores e da comunidade escolar.Visando a sustentabilidade a Escola Municipal São Vicente de Paulo desenvolveu o projeto Semente do Bem, que tem como carro chefe o amendoim, que é um dos alimentos mais queridos nas festas juninas. A escola criou a partir do amendoim diversas variedades entre eles, bolo, broa, canjicada, laranjinha e várias outras delícias. A idéia do projeto é reaproveitar terrenos baldios na cidade para a plantação do amendoim, proporcionando além da alimentação saudável, um forma de adquirir uma renda extra. Na mesma linhagem a Escola Municipal Feliciano Antônio de Faria (Fazendinha), criou o projeto Pimenta Sensação, que tem por objetivo criar um plantação das mais diversificadas qualidades da especiaria na área vaga da escola. O principal fundamento do projeto é que ele vai envolver todos os alunos da escola, desde a separação das sementes, confecção das mudas, plantio, colheita e comercialização das especiarias. O projeto também vai contar com a participação de pessoas qualificadas para acompanhar de perto as crianças e adolescentes em todas as etapas.A educação empreendedora incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento de novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de disseminar o empreendedorismo nas escolas por meio da coletividade e avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho. Confira todos os detalhes da 1ª mostra em nossa matéria:Por William Batista.

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Monday, December 9, 2019

Confira a matéria da 1ª Mostra da Cultura Empreendedora no Ensino Fundamental da Escola Municipais no Youtube:

Por William Batista.

Fotos William Batista.