Prefeitura de Campina Verde Realiza Audiência Pública Para Avaliação do Plano Decenal Municipal de Educação

0
0

Com o propósito de avaliar as metas já alcançadas no Plano Decenal Municipal de Educação, a Prefeitura de Campina Vede através da Secretaria Municipal de Educação realizaram na manhã desta última terça-feira 26, no Centro Pastoral João Paulo II, uma Audiência Pública, que teve como objetivo avaliar o plano em ação.

“O nosso Município contempla 19 metas, dentro dessas metas nós temos várias estratégias, e os indicadores que nus ajudam a mensurar todo o nosso trabalho, nos temos a meta, numero 01, 07, 14, 15, 16, 17 e 19 que já foram alcançadas, as demais faltam apenas uma pequena porcentagem, por que o plano tem um abrangência até 2024, e nós estamos quase chegando no percentual desejado, então até 2024 será possível contemplar  a maioria da metas” destacou a responsável pelo plano Professora Elaine Cristina.

Estiveram marcando presença na abertura da audiência, o prefeito Fradique Gurita, os vereadores Dr. João e Tostinha, diretores de escolas municipais, estaduais, particulares, e de graduação do Município, além de professores e representantes de conselhos municipais. O prefeito Fradique ressaltou da importância do evento para o cumprimento das metas propostas no plano “eu fico muito feliz por que aqui, é o momento de avaliação e de discutir o nosso futuro, discutir a nossa educação, e dizer com tranquilidade que a administração como um todo, fica agradecido de toda e qualquer sugestão que possa vir contribuir para melhorar a nossa educação” destacou o prefeito.

O Plano Decenal Municipal de Educação consolida uma visão coletiva da realidade do Município, onde definem diretrizes, programas, projetos e ações a serem desenvolvidas ao longo desta década. Ele entrou em ação em 2014, e de lá pra cá, já conquistou várias metas, é o que explicou a professora responsável pelo plano Elaine Cristina “esse trabalho é todo pautado em documentos que nus norteiam, então a gente tem um tempo ainda para cumprir a meta, e muito das vezes a meta não foi alcançada por ela não depende exclusivamente da esfera municipal, e sim da esfera estadual, federal que as vezes dificultam um pouco o nosso trabalho” ressaltou a professora.

Para a Secretária de Educação Maria Célia, esse é o momento de realizar um breve balanço das metas já alcançadas ao longos dos 5 anos, e reforças as propostas para conquistar as demais metas para os anos seguintes “nós estamos mostrando para a comunidade escolar o que foi apresentado de melhorias durante esses anos, o plano vem expor todos os dados coletando através da saúde, da educação, da assistência social, e hoje foi o dia de apresentar para a comunidade como está esse trabalho durante esses 04 anos” salientou a secretária.

O evento também contou com apresentações escolares, palestras e exposição de estandes das escolas e instituições participantes. A primeira apresentação do dia foi dos alunos da Escola Municipal São Vicente de Paulo, com o poema O Lugar Onde Vivo.

Depois foi vez dos alunos da Escola Municipal Celso Rodrigues de Lima (Gente Miúda) explorarem as cores envolvendo o ritmo e a musicalidade ao som da música Patinho Colorido.

Com o desejo de igualdade social entre os povos, sejam eles de qualquer raça ou etnia, os alunos da Escola Estadual Ana Chaves apresentaram a dança africana Maculelê. A Creche Divino pai eterno foi um pouco mais além, e trabalhou as habilidades psicomotoras despertando sentimentos de amor, solidariedade, respeito e conscientização, através da música Vamos Construir.

Após as apresentações dos alunos, a professora Elaine Cristina fez um breve balanço de todas as metas já conquistadas nesses 5 anos, além das propostas a serem alcançadas para os anos seguintes. Segundo Elaine o Município de Campina Verde tem sido referência na área educacional para outros Municípios da região “muitos Municípios já vieram aqui aprender com a gente, já fui também para outros Municípios aprimorar o meu trabalho, então a gente tem uma troca de informações com os demais Municípios, por que não depende exclusivamente das escolas da rede municipal e sim da educação geral do Município” argumento a responsável pelo plano.

Presente na audiência, a diretora da Escola Estadual Ana Chaves Sheilla Aparecida Soares, apontou como positivo a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em realizar um balanço das metas propostas no Plano Municipal de Educação “a avaliação é extremamente positiva, pois nós precisamos mobilizar as pessoas, juntar as pessoas da educação e da sociedade para que a gente consiga efetivamente realizar mudanças na educação de nosso Município, e do Brasil, pois somente assim será possível mudar a situação da vida de nossas famílias através de uma boa educação” destacou a diretora.

Para o professor José do Amparo Rocha, o momento é muito importante para que a sociedade e também os colegas de profissão, saibam o que está acontecendo no Município em prol da área educacional “a gente pode ver que é muito importante a questão da audiência pública para mostrar como está o andamento da rede estadual e municipal de Campina Verde, e como ponto positivo eu coloco que é muito importante acontecer isso para que todos os nossos colegas saibam o que está acontecendo no Município, onde observamos que o Município está indo muito bem em relação a educação municipal” salientou o professor.

O evento também contou com a apresentação de um poema pela professora Neli Arantes, da Creche Municipal Iaponiria de Oliveira Faria. Já as alunas da Escola Municipal Otávio Severino da Silva (Grama), apresentaram um rap pra lá de animado, que trouxe em seu contexto o tema, Nada é Lixo, Tudo é Moda.

Outro momento importante na Audiência Pública foi a palestra do Dr. Alexandro de Souza Paiva, que mais uma vez levou ao conhecimento de todos os presentes a importância de estarem antenados com as metas do plano. Dr. Alexandro esteve presente na Conferência Municipal de Educação em 2017, onde várias dessas metas foram propostas, e hoje grande parte delas já forma alcançadas.

Antes do encerramento do evento ainda aconteceu a apresentação dos alunos da Escola Estadual Dr. Nicodemus de Macedo, que destacaram a importância do folclore brasileiro através da dança folclórica baseada na lenda de um boi.

A palestra final ficou por conta do Diretor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Campina Verde, Carlos Alberto Gonçalves Pavan, que fez uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo instituto ao longo dos anos “além de formar o jovem propriamente dito, nós ainda velamos esse trabalho para a sociedade, através de projetos de extensão e pesquisa trabalhando dentro de várias vertentes, consolidando o trabalho que o IFTM tem eito em todo o Triângulo Mineiro” ressaltou o diretor.

A Secretária de Educação Maria Célia, aproveitou o espaço para deixar um breve agradecimento a todas as pessoas que estiveram a frente da audiência, em especial aos profissionais de educação, para que eles estejam sempre firmes em busca de seus propósitos “agradecer toda a comunidade escolar, diretores de escolas, professores, serviçais, supervisoras e monitores que estavam presentes, e isso deixa a gente muito feliz, e eu posso dizer que hoje eu me sinto com o dever cumprido” finalizou a secretária.

Confira fotos da Audiência Pública nos links abaixo:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Friday, November 29, 2019

 

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Friday, November 29, 2019

 

Confira a matéria completa da Audiência Pública no Facebook:

Prefeitura de Campina Verde Realiza Audiência Pública Para Avaliação do Plano Decenal Municipal de Educação

Com o propósito de avaliar as metas já alcançadas no Plano Decenal Municipal de Educação, a Prefeitura de Campina Vede através da Secretaria Municipal de Educação realizaram na manhã desta última terça-feira 26, no Centro Pastoral João Paulo II, uma Audiência Pública, que teve como objetivo avaliar o plano em ação."O nosso Município contempla 19 metas, dentro dessas metas nós temos várias estratégias, e os indicadores que nus ajudam a mensurar todo o nosso trabalho, nos temos a meta, numero 01, 07, 14, 15, 16, 17 e 19 que já foram alcançadas, as demais faltam apenas uma pequena porcentagem, por que o plano tem um abrangência até 2024, e nós estamos quase chegando no percentual desejado, então até 2024 será possível contemplar a maioria da metas" destacou a responsável pelo plano Professora Elaine Cristina.Estiveram marcando presença na abertura da audiência, o prefeito Fradique Gurita, os vereadores Dr. João e Tostinha, diretores de escolas municipais, estaduais, particulares, e de graduação do Município, além de professores e representantes de conselhos municipais. Confira todos os detalhes em nossa matéria:Por William Batista.

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Friday, November 29, 2019

Confira a matéria completa da Audiência Pública no Youtube:

Por William Batista.

Fotos William Batista.