Serviço de Inspeção Municipal Consorciado é Apresentado em Reunião na Prefeitura de Campina Verde

Aconteceu na manhã desta última quinta-feira 31/10, uma reunião no gabinete do prefeito Fradique Gurita, que contou com a presença da Secretária Executiva do CIDES Cristina Martins, do Médico Veterinário do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC) Rodrigo Souza, do Presidente da Câmara Municipal Marquinho RH, do Secretário de Agricultura Marcos Roberto Filho e do Procurador do Município Dr. João Paulo. Na oportunidade foi apresentado a proposta para a implantação do SIMC em Campina Verde.

O serviço é de responsabilidade do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES), o projeto vem sendo elaborado desde 2015, e já ganhou a adesão de 09 municípios consorciados. O principal objetivo do serviço é garantir aos pequenos produtores locais e feirantes que comercializam produtos de origem animal, a aquisição de um selo que tem por finalidade identificar a qualidade, procedência e inspeção do produto que está sendo comercializado, além de averiguar se realmente esse produto atende a todos os critérios do controle de qualidade durante a sua produção.

Além do controle de qualidade dos produtos, existem outras vantagens com a conquista do selo, na primeira delas o produtor terá a possibilidade de expandir a comercialização de seus produtos para outros municípios, além de garantir ao pequeno produtor a oportunidade de participar e realizar vendas para entidades governamentais por meio de programas como o Programa Nacional de Alimentação e o Escolar (PNAE ) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Essa foi a primeira reunião que possibilitará a criação do selo no Município de Campina Verde. De acordo com a secretária do CIDES Cristina Martins, o primeiro passo para a implantação do selo será criar uma lei municipal, que atenda a legislação federal de vigilância sanitária vigente no país, depois será feita o adesão dos participantes e posteriormente a avaliação dos produtos comercializados, para que os mesmos possam ser aprovados e recebam o seu selo.

Fotos William Batista.