Prefeito Fradique Participa da XXII Marcha Nacional dos Prefeitos em Brasília

0
0

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito Fradique Gurita participou nos dias 08, 09 e 10, da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada desde 1998 pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O encontro é uma mobilização democrática, além se ser uma grande oportunidade para que os prefeitos e assessores entrem em contato com representantes do Governo Federal e outros políticos buscando novidades para a gestão de seus municípios.

Durante o evento, foram discutidos temas importantes ao municipalismo, como: a complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que termina em 2020, e o repasse de cerca de R$ 148 bilhões para os cofres municipais para atender jovens de municípios do Norte e do Nordeste, além da divisão dos recursos de royalties de petróleo.

Cerca de 500 prefeitos mineiros estiveram participando da marcha, e levaram uma longa lista de reivindicações que, diferentemente de outros anos, é endereçada ao Congresso Nacional e não ao governo federal, agora sob gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Entre as principais reivindicações dos prefeitos mineiros, que estão em sua maior parte endividados, estão a regulamentação da compensação pelas perdas com a Lei Kandir e uma mudança na contabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal que ampliaria o limite dos gastos. Esses itens fazem parte de uma lista de itens que a Associação Mineira de Municípios levou para apresentar aos parlamentares.

Já nesta terça-feira 09, quase 300 prefeitos mineiros estenderam sua agenda de compromissos na capital federal, durante a XIX Marcha a Brasília, para participarem da IX Reunião com a Bancada Mineira no Congresso Nacional, realizada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) com a presença da bancada mineira de parlamentares federais.

O debate contou com a participação de 28 deputados federais e do senador Rodrigo Pacheco, o encontro teve como intuito forçar os parlamentares a assumirem compromisso com a luta pelas causas e reivindicações municipalistas e com a votação das pautas que tramitam nas Casas legislativas.

Para o presidente da AMM e prefeito de Moema Julvan Lacerda (MDB) mesmo diante da situação de crise generalizada em Minas Gerais, a participação dos municípios do estado este ano na marcha é recorde.

Por William Batista.

Fonte: https://portalamm.org.br/como-vice-presidente-da-cnm-julvan-lacerda-assina-acordos-internacionais-durante-abertura-da-xxii-marcha-a-brasilia-em-defesa-dos-municipios/

https://portalamm.org.br/aprovacao-da-pec-no-senado-que-destina-emendas-diretamente-aos-municipios-e-resultado-de-reuniao-da-amm-com-a-bancada-mineira/

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2019/04/09/interna_politica,1045031/prefeitos-de-mg-miram-congresso-em-marcha-por-mais-verbas-em-brasilia.shtml