Balanço Positivo do Mutirão Contra a Dengue em Campina Verde e Honorópolis

A Prefeitura de Campina Verde através da Secretária Municipal de Saúde e do Departamento de Endemias finalizou no último dia 08 de fevereiro o mutirão de limpeza contra a Dengue em Campina Verde e no Distrito de Honorópolis. O mutirão teve duração de 15 dias e atendeu todos os bairros da cidade.

Durante esse prazo foram recolhidos pelos Agentes de Combate as Endemias 60 carretas de trator, cheias de objetos que podem acumulam água, e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Além da limpeza também foi realizado pelas equipes de Endemias a eliminação dos focos e possíveis criadouros do mosquito.

A ação também contou com o apoio da caminhonete do fumace que tem por finalidade eliminar os mosquitos já em fase adulta. A vinda do carro só foi possível devido ao último Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) que foi realizado entre os dias 07 a 11 de Janeiro. Nesse período o levantamento apontou índice de 4,9% de infestação para o Aedes Aegypti, índice considerado alto para o Município de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Dessa forma a Secretaria de Saúde conseguiu através da Regional de Saúde da cidade de Ituiutaba a vinda da camionete do fumace. O veículo percorreu do dia 17 de janeiro ao dia 06 de fevereiro todos os bairros que apresentaram notificações de Dengue nas 4 últimas semanas.

Vale ressaltar que a colaboração das pessoas é de suma importância para o combate a Dengue. É necessário eliminar todo tipo de criadouro do mosquito, tampar bem as caixas da água, manter terrenos e imóveis limpos, sem acumulo de lixo e entulhos, somente assim poderemos dar um fim definitivo na Dengue.

Confira mais fotos do mutirão no link abaixo:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Monday, February 25, 2019

Fotos: Agentes de Endemias