Programa de Controle a Doença de Chagas é Realizado em Campina Verde

0
0

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Campina Verde e a Secretaria de Saúde juntamente com os Agentes de Combate às Endemias realizaram do dia 04/09/2017 a 05/12/2017 o Programa de Controle a Doença de Chagas (PCDCH).

Nos três meses de campanha foram visitadas 32 localidades na zona rural do município, dessas localidades foram vistoriadas 704 casas, sendo que em 69 delas foi encontrado o vetor que transmite a doença de chagas o Triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro.

Nesses locais onde foi encontrado o barbeiro foi feito a aplicação de inseticida para a eliminação do vetor. A doença de chaves é transmitida pelo contato com as fezes do barbeiro, além de contar com outras formas de transmissão, como a transmissão oral, pela ingestão de alimentos contaminados com os parasitas, a transmissão de mãe para filho ou forma congênita, por transfusões de sangue e transplante de órgãos e por acidentes de laboratório.

No Brasil, estima-se que existam hoje mais de 1 milhão de pessoas infectadas, e que deste total 6 mil pessoas morrem anualmente devido às complicações crônicas da doença.

 

Por William Batista.

Fotos: Secretaria de Saúde.