Palestra Mostra Diagnostico e Prevenção do Câncer de Próstata

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde de Campina Verde, promoveram nesta quinta-feira 30, no Lions Clube da cidade, uma palestra sobre a campanha Novembro Azul, que tem por finalidade conscientizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, além de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. Participaram da palestra mais de 50 homens de diversas faixas etárias de idade, todos preocupados com a saúde ao mesmo tempo buscando conhecimento sobre diversas doenças que vem atingindo os homens nos últimos tempos.

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, no Brasil a campanha surgiu em 2008 através do Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito ocorrido por câncer de próstata.

A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso os exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 40 a 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como pertencer à raça negra e ter histórico familiar de câncer de próstata.

Na abertura da palestra o Vice Prefeito Douglas Barbosa falou da felicidade em poder ver tantos homens preocupados com a saúde, e disse ainda que juntamente com os vereadores e o prefeito municipal estarão fazendo de tudo para melhorar e corrigir os problemas da saúde no município.

O Prefeito Municipal Fradique Gurita disse que apesar das dificuldades enfrentadas pela prefeitura, vem tentando juntamente com a equipe de saúde fazer o melhor para os munícipes. Fradique ressaltou ainda que fica feliz por ver a platéia cheia, e agradeceu em especial ao Coordenador da Atenção Primária Frederico Ribeiro, e a Enfermeira Tânia Mara e a todos da área da saúde que não medem esforços para que eventos como este sejam realizados com sucesso.

“No mês passado foi vez do outubro rosa e este mês é vez no novembro azul, que é dedicado aos homens por terem uma certa resistência da parte masculina em procurarem um médico para cuidarem de sua saúde” salientou Fradique.

Durante o evento o Coordenador da Atenção Primária Frederico Ribeiro apresentou a todos os homens presentes a importância de cuidar da sua saúde, fazer os exames de rotina, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável.

Frederico abordou ainda sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), pois muitos homens desconhecem seus sintomas e também as formas pelas quais adquiriram essas doenças e ao mesmo tempo podem transmiti-las a sua parceira.

Finalizando sua palestra o coordenador deixou a disposição os trabalhos da Secretaria de Saúde e de sua equipe para aqueles homens que necessitam saber mais sobre algum tipo de doença e também a realização de exames periódicos.

Durante a noite de palestras o Sargento Morais da Polícia Militar levou ao conhecimento de todos os presentes, o que vem a ser violência doméstica, focando os artigos da lei Maria da Penha e também as penalidades que os homens podem sofrer se agredirem suas parceiras.

A Secretaria de Saúde tem trabalhado com diversas palestras a públicos distintos este ano, sempre visando a prevenção das doenças, e no ano que vem tem mais trabalhos como estes, sempre com o objetivo de prevenir doenças.

Confira mais fotos da palestra:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Friday, December 1, 2017

Fotos: William Batista.