Conferência Municipal de Educação é Realizada em Campina Verde

0
0

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Campina Verde e a Secretaria de Educação realizaram nesta quinta-feira 30, no Centro Pastoral João Paulo II, a Conferência Municipal de Educação, o debate foi direcionado às políticas públicas do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos na área da educação de Campina Verde, e contou com uma programação aberta ao público dos diversos segmentos da sociedade civil.

A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a Implementação dos Planos de Educação foi tema da Conferência de Educação, que tem por objetivo discutir propostas que serão levadas para a Conferência Estadual em Belo Horizonte em 2018. Todas as propostas foram discutidas pelos profissionais da educação por meio de eixos temáticos.

A conferência contou com apresentações culturais dos alunos da Escola Municipal Celso Rodrigues de Lima (Gente Miúda) que cantaram o Hino do Município e também dos alunos da Escola Municipal Otávio Severino da Silva da Comunidade da Grama que dançara a música popular brasileira Banho de Lua da cantora Celly Campello.

Estiveram presentes na conferência o Prefeito Municipal Fradique Gurita, o Vice Prefeito Douglas Barbosa, o Promotor de Justiça Dr. José Cícero Barbosa da Silva Junior, a Secretária de Educação Maria Célia do Amaral Brito, os Vereadores Cortopassi Tostes e João Silva, a Coordenadora da Conferência Dilma Maria Oliveira Silva Santos, diretores de escolas, professores e servidores do município.

A Secretária de Educação Maria Célia abriu a conferência agradecendo a todos os presentes, e frisou sobre os temas dos eixos em discussão e também sobre as propostas levantadas para serem apresentadas na conferência estadual ano que vem.

O Prefeito Municipal cumprimentou a todos desejando bons trabalhos e ressaltou a importância de uma educação de qualidade para o município e também o país. Pois somente com investimentos em educação é que poderemos construir uma sociedade mais justa, e mais humana.

O Promotor de Justiça Dr. José Cícero, ressaltou que a educação é prioridade em vários países pelo mundo, só que esse fato não ocorre aqui no Brasil, pois os governantes, pouco tem feito para que os alunos tenham uma educação de qualidade. O magistrado frisou ainda que o problema começa em casa e reflete na escola pela baixa valorização dos professores.

O plano decenal de educação tem validade de 10 anos, e segundo um levantamento realizado pela professora Elaine Cristina Pereira essas metas vêm sendo cumpridas rigorosamente pelo município “nós estamos trabalhando arduamente em cima desses planos, e neste ano de 2017 fizemos um monitoramento desse plano, juntamente com as escolas e podemos perceber que muitas dessas metas já foram cumpridas, mais o trabalho tem que continuar porque esse plano tem validade até 2024, e aquelas metas que ainda não forma alcançadas, teremos até 2024 para sanar as dificuldades e atingi-las” ressaltou a professora.

O palestrante do dia Dr. Alexandro de Souza Paiva abriu a palestra falando da importância em realizar conferências como esta para o município, “a principal importância é a questão democrática, a participação do cidadão a gestão democrática, que inclui captar o ponto de vista de casa cidadão, cada usuário principalmente os da educação pensando em conjunto o melhor para a cidade e também na área da educação, esse é um espaço para debates e colher propostas, avaliar os resultados alcançados da última conferência, e o que se pretende daqui para frente em relação a aplicação do plano municipal” frisou Dr. Alexandro.

Os professores avaliaram como positiva a conferência, é o que revelou a Diretora da Escola Otávio Severino da Silva Fabíola Ferreira “essa conferência vem aprofundar e mostrar o que são os deveres, os diretos para cada profissional se renovar, nossa educação hoje esta precisando de bons profissionais, e aqui temos esse acesso, através de meios de qualificação profissional para trabalhar com as crianças de hoje, além de se reavaliar o que tem sido feito” garantiu a diretora.

Para a professora Edna Maria Nogueira a conferência foi ótima, pois foi o momento de trocar idéia e discutir o que de fato vem acontecendo nas escolas “hoje eu aprendi muito, o palestrante esclareceu muitas dúvidas e falou da nossa realidade, que acontece dia a dia nas escolas,  esse evento já fazia muito tempo que não acontecia e esse momento foi a oportunidade de reunir com os colegas para trocar idéias e ter esclarecimentos do palestrante além de proporcionar muita riqueza para o nosso conhecimento” avaliou a professora.

A Secretária de Educação Maria Célia avaliou como positiva a conferência “eu considero que foi dez, aqui nós tivemos vários debates, uma palestra com o Dr. Alexandro que abordou temas importantes, além de reunir varias sugestões e pedidos para serem encaminhados para Belo Horizonte, e com esses ótimos resultados nós da educação vamos sim fazer a diferença” ressaltou Maria Célia.

Depois das palestras foram formados os grupos para a discussão dos eixos propostos na conferência, ao todo foram quatro grupos que abordaram temas como participação popular, políticas intersetoriais, valorização do profissional, controle social, financiamento da educação entre outros temas. Todas as propostas discutidas e apontadas serão enviadas a conferência estadual em 2018 na capital mineira.

Antes de encerrar a conferência foi eleito os novos delegados. Representando os estudantes, foi escolhido o aluno Vinícius Barcelos Ferreira, representando os profissionais da educação foi escolhida a diretora Aparecida Urzedo de Queiroz, representante de pais de alunos foi escolhida a senhora Elaine Cristina Pereira e representando os professores foi escolhida a professora Priscila Alcântara Miranda, todos eles estarão participando da conferência estadual.

Maria Célia deixou uma mensagem a todas as pessoas que estiveram a frente da conferência e também aos profissionais de educação, para que eles não se desanimem e continuem firmes em seus propósitos “eu quero deixar a minha mensagem de otimismo, e pedir que mesmo com as dificuldades que vocês encontrarem não desistam, por que temos que construir o futuro de amanhã que são nosso alunos” finalizou a secretária.

Confira mais fotos da conferência:

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Friday, December 1, 2017

Confira a matéria completa no Facebook:

Conferência Municipal de Educação é Realizada em Campina Verde

A Prefeitura de Campina Verde e a Secretaria de Educação realizaram nesta quinta-feira 30, no Centro Pastoral João Paulo II, a Conferência Municipal de Educação, o debate foi direcionado às políticas públicas do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos na área da educação de Campina Verde, e contou com uma programação aberta ao público dos diversos segmentos da sociedade civil. Confira a matéria completa no link abaixo.

Posted by Prefeitura de Campina Verde on Friday, December 1, 2017

Confira a matéria completa no Youtube:

 

Por William Batista

Fotos: William Batista.