Prefeitura de Campina Verde Divulga Resultado do Lira e Reforça o Combate à Dengue

0
0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Campina Verde e a Secretária de Saúde por intermédio dos agentes de combate às endemias realizaram no mês de outubro em Campina Verde e no Distrito de Honorópolis, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), que tem por objetivo mapear os locais com alto índice de infestação do mosquito e alertar sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde foram visitadas 470 casas em Campina Verde do dia 16 a 20 de outubro, e 171 casas no Distrito de Honorópolis do dia 23 a 26. As casas visitadas foram definidas por ordem de sorteio, através do programa utilizado para gerenciar o Lira. Esse programa realiza o mapeamento dos locais com alto índice de infestação, identificando as áreas com maior proporção de focos e criadouros.

Nas casas visitadas não foram encontrados nenhuma amostra da larva do mosquito Aedes Aegypti. O Ministério da Saúde determina três categorias para classificar o índice de infestação do mosquito: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue. Em Campina Verde e Honorópolis, os agentes de endemias registraram menos de 1% na classificação de risco, considerado pelo Ministério da Saúde como baixo risco de infestação.

Com esses dados a Secretaria de Saúde comemora e considera a posição como excelente, e de baixo risco de infestação, porém as ações de combate à dengue continuarão e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que precisa se empenhar adotando medidas preventivas em seu cotidiano.

Por William Batista.

Dados: Secretaria de Saúde