Campina Verde

0
0

História

Aventureiros, benfeitores e mercadores de gado, procedente de JacareíSão Paulo, fugindo da polícia, chegaram ao lugar e se estabeleceram em uma fazenda. No início de século XIX, fugindo da ação da Justiça, João Batista Siqueira Bento e sua esposa Dona Barbara procuraram asilo entre os índios Caiapós, senhores do extremo oeste do Triângulo Mineiro. Após algum tempo, compraram a fazenda Campo Belo, onde hoje está situada a cidade de Campina Verde.

Como não tinham filhos, João Batista e sua esposa, doaram as terras da fazenda para a Congregação da Missão. A Congregação por sua vez instalava ali um de seus colégios considerado um dos melhores do Brasil.

Com o passar do tempo, foi se formando um arraial e em 1842, em razão da transferência de alunos do Caraça, fechado entre os anos de 1842 e 1856, o colégio recebe um enorme impulso. Os primeiros moradores se estabeleceram ao redor da capela construída pelos Lazaristas, onde hoje está situado o Santuário da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Em1911, o povoado de Campo Belo tornou-se distrito da cidade do Prata, porém em 1923 o distrito passou a se chamar Campina Verde, mais só tornou de fato município em 1938. Situado na região do Triângulo Mineiro e banhado pelas águas do Rio Verde, Campina Verde ocupa uma área de 8.000 m². A agropecuária é o carro forte do município, tornando assim um dos maiores produtores de leite e corte do estado.

Turismo

A população de Campina Verde possui uma vida tranquila e simples, não muito movimentada para um local com menos de 20 mil habitantes, destacando assim no período noturno bares e lanchonetes. Anualmente a sua feira agropecuária destaca-se pelo potencial de gado de leite e corte, e também pelo grande número de artistas da música sertaneja de renome nacional que se apresentam no evento.

Mais é no carnaval que a cidade se destaca, considerado um das melhores de Minas Gerais, apesar de ser pouco conhecida nacionalmente, já se apresentaram na avenida do samba bandas conhecidas no cenário nacional como A Zorra, Tchakabum, Terra Samba, entre outras bandas do Axé Baiano que já animaram as cinco noites de folia em Campina Verde.

Nessa época, a cidade recebe milhares de pessoas, vindas principalmente dos Estados de São Paulo e Goiás e também das cidades vizinhas como Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Iturama, tornando assim um dos melhores carnavais do Triângulo Mineiro e do interior de Minas Gerais.